Moeda de Seychelles

Qual é a moeda oficial de Seychelles? É possível pagar com cartão de crédito? Onde é melhor trocar o dinheiro?

A moeda oficial de Seychelles é a rúpia (SCR, Sr ou SRe), conhecida em crioulo como roupi. Introduzida no país em 1914, a rúpia de Seychelles foi criada para substituir a rúpia mauriciana, que circulava no arquipélago desde 1877.

Moedas e notas

Cada rúpia equivale a 100 centavos e é possível encontrar moedas de 1 e 5 rúpias; e de 1, 5, 10 e 25 centavos. As notas que se utilizam têm valor de 10, 25, 50, 100 e 500 rúpias.

Como pagar?

Atualmente, a melhor maneira de pagar é com dinheiro em espécie.

No Brasil, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) cobrado na compra de moedas estrangeiras, de 1,1%, é mais baixo que o IOF que incide sobre as compras feitas no cartão de crédito no exterior ou em cartões pré-pago, de 6,38%.

Os portugueses também devem ficar atentos às comissões na hora de utilizar o cartão de crédito ou de débito no exterior. Há a comissão de Serviço Bancário, de 2%, a comissão de Serviço Internacional, de 1%, além das comissões cobradas pelo banco, que variam entre as diferentes instituições, mais o Imposto do Selo.

Para quem viaja com frequência, pode ser interessante usar o cartão de crédito e assim ganhar pontos em programas de milhas.

Se você pretende utilizar o cartão para sacar dinheiro na moeda local, é melhor consultar o seu banco sobre a comissão e taxas aplicadas por sacar dinheiro em divisa estrangeira, além de confirmar que a operação está habilitada no seu cartão.

Por questões de segurança, o mais recomendado é diversificar a forma como levar o dinheiro na viagem, usando não só rúpias em espécie, mas também o cartão de crédito e pré-pago, para o caso de alguma emergência.

Onde trocar o dinheiro?

Uma boa opção é trocar reais por dólares e/ou euros no Brasil, no seu banco ou em casas de câmbio, e então trocar a moeda estadunidense e/ou da União Europeia quando chegar nas Ilhas Seychelles.

Tipo de câmbio

O tipo de câmbio com relação ao euro é de aproximadamente 15 rúpias por 1 euro.

Com relação à moeda brasileira, 1 real equivale a cerca de 4 rúpias seychellenses.

Confira os valores mais atuais com a ferramenta de conversão de moedas do Banco Central: