Flora e fauna de Seychelles

Flora e fauna de Seychelles

Com suas chamativas cores azuis e verdes surpreendentes, Seychelles pode se orgulhar de sua natureza única, mantida praticamente intacta ao longo dos séculos.

Fauna

Seychelles é o lar de diversas espécies excepcionais que desfrutam as temperaturas e a exuberante vegetação. Morcegos-da-fruta, raposas-voadoras, tartarugas-gigantes, diferentes espécies de aves e uma rã muito peculiar são alguns dos animais mais destacáveis que habitam o arquipélago.

Tubarão-baleia

Com um tamanho que chega a alcançar os 14 metros de comprimento e peso de 20 toneladas, o tubarão-baleia é um enorme peixe com uma característica cabeça larga e plana e uma enorme boca que pode chegar a ter uma superfície de mais de um metro de comprimento. Não é fácil encontrá-lo e são muitos os turistas que testam a sorte na busca por vê-lo em Seychelles.

Aves

Seychelles conta com algumas das maiores colônias de aves-marinhas do mundo; por isso, é um autêntico paraíso para os amantes das aves. O arquipélago é o lar de diversas espécies únicas, entre as quais se encontram a andorinha-do-mar-escura, o mocho-de-orelhas-das-Seychelles, o rabo-de-palha-de-bico-laranja, o cuco-malgaxe, ou o pássaro canoro das Seychelles.

O lugar ideal para realizar observações de aves é “Bird Island” (ilha dos pássaros), uma pequena ilha com superfície de um quilômetro quadrado de origem coralina.

Tartarugas-gigantes

No atol de Aldabra, vive uma das maiores espécies de tartaruga da terra, que pode chegar a pesar 300 quilos e medir mais de um metro. Antigamente, muitas das ilhas do Oceano Índico contavam com tartarugas-gigantes, mas a chegada de numerosas embarcações ao longo do século XIX fez com que a maior parte delas fosse exterminada.

Rã Gardiner

A rã Gardiner é um dos menores anfíbios que existem no mundo. Além de seu tamanho minúsculo, sua peculiaridade é que utiliza a boca como ouvido.

Flora

Coloridos recifes de coral, bosques tropicais, praias desertas envoltas por um denso manto verde e um sem-fim de belas paisagens dos sonhos dignas do mais colorido dos postais. Nas ilhas Seychelles, uma natureza de cinema se torna realidade.

Coco-do-mar

Conhecido como o autêntico símbolo das Seychelles, o coco-do-mar (Lodoicea Maldivica) é uma palmeira endêmica (assim como seu fruto) do arquipélago das Seychelles.

Árvore-do-pão

Com altura de cerca de 15 metros, a árvore-do-pão (breadfruit) produz um grande fruto característico, com pele de entre 5 e 7 camadas de cor esverdeada, que conta com textura carnosa e suave.

Averrhoa Carambola

Este arbusto tropical de folhas perenes, chamado de caramboleira, oferece um fruto peculiar, a carambola ou fruta-estrela (starfruit), cuja forma estrelada se percebe especialmente ao cortar a fruta. A polpa é suculenta e um pouco fibrosa e tem um sabor bastante ácido.