Gastronomia de Seychelles

Gastronomia de Seychelles

Com uma deliciosa fusão entre as gastronomias crioula, francesa, chinesa e indiana, o arquipélago das Seychelles oferece pratos ricos e variados com o elemento comum das especiarias e ervas aromáticas.

Como não poderia ser de outro modo, já que se encontram rodeadas pelo Oceano Índico, as ilhas Seychelles contam com deliciosos pescados e polvo que combinam à perfeição com molhos de coco, pimentas, gengibre e alho, que são servidos acompanhados principalmente de arroz.

As frutas tropicais, como o coco, o mamão, a manga, o abacaxi, o maracujá, o pomelo e a goiaba completam a excelente oferta gastronômica das ilhas.

Bebidas típicas

Entre as bebidas típicas de Seychelles, destacam-se os refrescantes sucos de fruta fresca, o citronelle, um chá de ervas aromáticas especialmente refrescante, o calou, suco de coco fermentado, ou o bacca, rum elaborado à base de açúcar-mascavo. Entre as bebidas mais populares, encontram-se as cervejas locais, Seybrew e Eku.

Pratos típicos

Nas ilhas Seychelles, é possível degustar infinidade de pratos ricos e temperados. Estes são alguns dos mais destacados:

Salade de palmiste

Conhecida como a salada dos milionários, o coração de palmito servido na salada é  uma das especialidades típicas da cozinha crioula.

Rougaille

Preparado com uma variedade de tomate local, este molho temperado com ervas aromáticas, alho, gengibre e pimentões costuma ser servido para acompanhar diferentes pratos, tanto de carne quanto de pescado.

Carii coco

Curry suave – de carne ou pescado – com base de creme de coco.

Soupe de tectec

Sopa de amêijoas com molho de tomate, alho e gengibre.

Satini rekin

O chutney de tubarão é uma mescla temperada ideal como acompanhamento.

Civet de chauve souris

Considerado uma delícia pelos locais, o morcego-da-fruta cozido em molho de curry é um verdadeiro manjar para os que se atrevem a prová-lo.

Kat-kat banane

A banana cozida em leite de coco é uma das opções mais populares entre as sobremesas.