Geografia e ilhas de Seychelles

Geografia e ilhas de Seychelles

O arquipélago das Ilhas Seychelles fica no Oceano Índico ocidental, justo abaixo da linha do Equador, e é formado por um conjunto de 115 ilhas distribuídas em uma superfície de 388.500 km².

Do conjunto das ilhas das Seychelles, apenas 33 são habitadas, sendo a população do país de pouco mais de 90.000 pessoas, a menor da África.

As ilhas podem ser divididas em sete grupos: Ilhas Graníticas, Ilhas Coralinas do Norte, Ilhas Coralinas do Sul, Ilhas Amirantes, Ilhas Alphonse, Ilhas Aldabra e Ilhas Farquhar. Dos 7 grupos, as mais importantes e conhecidas são as primeiras, onde fica Mahé, a ilha principal.

Ilhas Graníticas

Desde o descobrimento de Seychelles, em 1742, a maioria da população se assentou nestas ilhas, as maiores e habitadas. Na ilha maior, Mahé, fica Victoria, a capital do país.

As 3 ilhas mais importantes

Mahé

Mahé é a maior e mais povoada ilha de Seychelles, com mais de 88.000 habitantes. Saiba o que ver e fazer em Mahé.

Praslin

Praslin é uma das maiores ilhas das Seychelles. Conheça as melhores praias e o que ver e fazer na ilha de Praslin.

La Digue

La Digue é uma das ilhas mais agradáveis de Seychelles. Descubra as melhores praias e o que ver e fazer na ilha de La Digue.

Outras ilhas graníticas

  • Silhouette: Localizada a 20 quilômetros ao noroeste de Mahé, é a terceira maior ilha de origem granítica das Seychelles. A ilha conta com cerca de 200 habitantes que se concentram principalmente em La Passe.
  • Fregate: Com uma superfície de algo mais de dois quilômetros quadrados, a Ilha de Fregate é um paraíso privado com 16 vilas em que prima a conservação da flora e da fauna autóctones.
  • Curieuse: Esta ilha de origem granítica é relativamente pequena, mas muito especial. Em Curieuse, você poderá ver tartarugas-gigantes, manguezais e belos fundos marinhos.
  • North: Localizada 5 quilômetros ao norte de Silhouette, a Ilha de North foi uma das primeiras ilhas que se descobriram no arquipélago. Atualmente, a ilha acolhe um singular resort privado com 11 belas vilas, onde se realizam importantes esforços para recuperar a flora natural e manter as espécies endêmicas da ilha.
  • Aride: Durante uma exploração em 1770, a Ilha Aride foi descrita como “um monte de pedras cobertas por alguns arbustos”, o que seria a origem do seu nome. Aride é a ilha granítica mais ao norte das Seychelles e oferece a possibilidade de ver como eram as ilhas há centenas de anos antes da chegada do homem.

Outros grupos de ilhas

  • Ilhas coralinas do norte: Localizadas a cerca de 100 quilômetros ao norte de Mahé, este conjunto é formado por duas ilhas separadas entre si por 50 quilômetros. Trata-se das ilhas Bird e Denis.
  • Ilhas coralinas do sul: Localizadas ao sul de Mahé (entre 135 e 300 quilômetros), são também formadas por apenas duas, Coetivy, uma grande ilha coralina de 930 hectares, e Ile Platte, uma ilha de terreno plano que, em 1838, foi utilizada como espaço de quarentena.
  • Ilhas Amirantes: Descobertas por Vasco da Gama em 1502, ficam a 200 quilômetros ao sudoeste de Mahé e têm uma superfície total de quase 10 quilômetros quadrados.
  • Ilhas Alphonse: Compostas por dois atóis separados por um canal de aproximadamente 3 quilômetros de largura, as Ilhas Alphonse estão localizadas e cerca de 400 quilômetros de distância de Mahé.
  • Ilhas Aldabra: Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO por causa da rica flora e fauna autóctones, Aldabra é uma formação coralina composta por quatro ilhas maiores situadas em forma de anel. Constituem o segundo maior atol do mundo.
  • Ilhas Farquhar: Composto por dois atóis e uma ilha, esse grupo conta com uma superfície emergida total de 10 quilômetros quadrados e fica a mais de 700 quilômetros de distância da capital.